21 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_4° DIA

Um povo de sacerdotes chamados a proclamar o Evangelho

Gn 17,1-8
Teu nome será Abraão, pois te concederei tornar-te o Pai de uma multidão de nações.
Sl 145,8-12
O Senhor é benevolente e misericordioso, lento na cólera e de grande fidelidade.
Rm 10,14-15
E como creriam nele, sem o terem ouvido ?
Mt 13,3-9
Outras sementes caíram na terra boa e deram fruto, uma cem, outra sessenta, outra trinta por um.

Comentário
As reflexões que seguem foram inspiradas pelos produtores de Vertikale, programa cristão do domingo de manhã. A permanência desta voz cristã na televisão nacional letã constituiu um verdadeiro desafio. Os produtores tiraram o seguinte ensinamento: É somente aprendendo a reconhecer os outros cristãos como irmãos que podemos ousar levar a Palavra de Deus no espaço público.

• No mundo de hoje, nossos lugares de vida são mais do que nunca inundados de palavras : não mais somente de nossas próprias conversações, mas pela televisão, a rádio, e agora pelas redes sociais. Estas palavras tem o poder de construir e de destruir. Uma grande parte deste oceano de palavras parece inútil: é mais insignificante do que construtor de valores.
• A gente pode se afogar nesta imensidão desprovida de sentido. Mas nós ouvimos uma palavra de salvação; ela nos foi lançada como uma bóia salva-vidas. Ela nos chama à comunhão, e nos convida a nos unirmos a todos aqueles que também a ouviram. Outrora, nós não éramos um povo, mas agora nós somos o povo de Deus.
• Mais ainda: somos um povo de sacerdotes. Se nossas palavras se unirem àquelas das outras pessoas que tem acolhido a sua Palavra, então elas não são mais simples gotas perdidas no oceano. Dispomos então de uma palavra poderosa a dizer. Na unidade, podemos afirmar com poder : Yeshua – Deus salva.

Questões
• De nossa parte o que tem de ambições pessoais, espírito de competição, falsos preconceitos a respeito de outros cristãos, e de ressentimentos que obscurecem nossa proclamação do Evangelho ?
• Quais são aqueles que podem entender uma palavra de vida de nossa parte ?

Oração
Senhor Jesus, tu disseste que é pelo amor que teremos uns pelos outros que seríamos reconhecidos como teus discípulos. Fortalecidos pela tua graça, possamos trabalhar incansavelmente pela unidade visível da tua Igreja, a fim de que a Boa Nova que tu nos chamaste a proclamar possa ser compreendida em cada uma de nossas palavras e em todos os nossos atos. Amém.