23 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_6° DIA

Escutai este sonho

Gn 37,5-8
Ouvi o sonho que tive.
Sl 126
Pensávamos estar sonhando.
Rm 12,9-13
Que o amor fraterno vos una com mútua afeição; rivalizai na mútua estima.
Jo 13,34-35
O mundo inteiro não poderia conter os livros que se escreveriam.

Comentário
A desunião dos cristãos faz mal. As Igrejas sofrem pela sua incapacidade de se reunirem ao redor da Mesa do Senhor como uma só família; elas sofrem pelas suas rivalidades e suas hostilidades históricas. Em 2005, como resposta à desunião dos cristãos, surgiu a a iniciativa da criação de uma revista ecumênica: Kas Mus Vieno ? (“O que nos une ?”). A experiência da realização desta revista inspirou a seguinte reflexão.

• José teve um sonho, e este sonho é uma mensagem de Deus. Mas quando ele contou o seu sonho aos seus irmãos, estes reagiram com cólera e violência, pois o sonho implicava que eles se inclinassem diante dele. Finalmente, a fome conduz os irmãos ao Egito, e eles se inclinam de fato diante de José, mas em vez da humilhação e da desonra que eles temiam, vivem um momento de reconciliação e de graça.
• Jesus, como José, nos desvenda uma visão, uma mensagem sobre a vida do Reino do seu Pai. É uma visão de unidade. Mas, como os irmãos de José, isto muitas vezes nos irrita, nos aborrece e nos faz temer ao mesmo tempo a visão como tal e o que ela parece implicar. Ela requer que nos submetamos à vontade de Deus e que nos inclinemos diante dela. Nós a rejeitamos, pois temos medo só em pensar o que poderíamos perder. Mas a visão não diz respeito a alguma coisa a perder. Ela trata, ao contrário, do reencontro dos irmãos e das irmãs que tínhamos perdidos e do retorno à unidade da família.
• Nós redigimos muitos textos ecumênicos, mas não podemos limitar nossa visão da unidade cristã às declarações de acordo, qualquer que seja o seu alcance. A unidade que Deus deseja para nós, a visão que ele nos apresenta dela, ultrapassa muito tudo o que podemos expressar em palavras ou que podem conter os livros. Ela expressa aquilo que se deve encarnar em nossas vidas, assim como na oração e na missão que partilhamos com nossos irmãos. Ela se realiza principalmente no amor que manifestamos uns aos outros.

Questões
• O que significa o fato de colocarmos nossos sonhos de unidade cristã aos pés de Cristo?
• Em que, a visão de unidade que tem o Senhor, chama as Igrejas a se renovar e a se transformar hoje?

Oração
Pai celeste, concede-nos a humildade de saber ouvir tua voz, de receber teu chamado, e de partilhar teu sonho que a Igreja seja unida. Ajuda-nos a permanecer conscientes da tristeza da desunião. Onde as divisões nos deixaram corações de pedra, que o fogo do Espírito Santo os abrase e nos inspire a ser um em Cristo, como Ele é um em ti, para que o mundo creia que tu O enviaste. Nós te pedimos em Nome de Jesus. Amém.