12 agosto 2016

Animação Missionária Juvenil 2016 - Porto Alegre BRASIL




Realizamos, em comunhão com os Salesianos de Dom Bosco, a Animação Missionária Juvenil em Porto Alegre com a participação de quase 50 adolescentes das casas salesianas do Rio Grande do Sul. Foram 7 dias em que nós, salesianos e salesianas leigos e consagrados, pudemos dividir a vida e a missão com uma gurizada linda e abençoada que nos fez lembrar o quanto Deus é maravilhoso e que o mundo ainda tem jeito. Iniciávamos nosso dia tomando café e mateando juntos; alimentamos o corpo e, depois, a alma rezando a vida a partir da misericórdia de Deus em sua Palavra a cada manhã. Foi a provocação do Papa Francisco com o Ano da Misericórdia que nos acompanhou como tema norteador e ao longo dos dias mais do que um tema, foi se tornando realidade, experiência, abraço misericordioso de Deus através das pessoas! Refletíamos e nos fortalecíamos com os temas pensados para a formação desta semana, dentre eles Espiritualidade Juvenil Salesiana para consolidar ainda mais nossa identidade carismática e Animação Vocacional para que pudéssemos estimular nos jovens, mas também reforçar em nós a confiança de que Deus chama cada um a uma linda e preciosa missão na vida. E depois, além do almoço preparado com carinho por muitas pessoas de boa vontade, dividíamos também as funções árduas de limpeza e organização com a dinamicidade e leveza de uma gurizada disposta e animada. Partíamos então para a missão na paróquia São Miguel que nos acolheu com carinho. Lá, batíamos de porta em porta e nossos jovens deixavam nas famílias que nos recebiam um pouquinho daquele Jesus Cristo que os tinha levado até ali, mas todos recebíamos tanta bênção a cada abraço, a cada sorriso, a cada história que conosco era compartilhada pelo povo tão amado de Deus. Lá, deparamo-nos com uma realidade dura, sofrida, mas também nos surpreendemos com a alegria do Senhor manifestada no rosto de outros lindos jovens que nos esperavam todas as tardes com a missão de serem nossos anjos da guarda, de nos guiarem pelas ruas até onde Deus queria que fôssemos. Lá também encontramos uma comunidade das irmãs da Copiosa Redenção, que nos abriram as portas para que nossos missionários pudessem conhecer também seu apostolado junto às dependentes químicas que deram a eles um testemunho lindo e muito pertinente sobre a busca de sentido da própria vida e as escolhas da vida e suas consequências. Também proporcionamos aos adolescentes a oportunidade de planejarem e realizarem dois dias de Oratório Festivo junto às crianças da comunidade a qual fomos enviados. Dos relatos deles pudemos nos certificar de que o reino é mesmo das crianças e são elas as autênticas testemunhas do amor simples e profundo de Deus!
Concluíamos cada um de nossos dias entregando tudo Àquele a quem tudo pertence. Depositávamos no altar do Senhor, na Celebração Eucarística, tudo que tínhamos vivido e encontrado. No retorno pra casa, depois da janta, igualmente preparada pelos nossos amigos de infinita boa vontade, partilhávamos a vida dividindo entre nós o que cada um tinha experimentado. O mais lindo de tudo isso era ver quanta beleza há no coração de cada adolescente que se permitiu viver essa missão e que sabia desvendar a presença de Deus no meio de tudo que nos acontecia. Só então, era hora de banho e merecido descanso, curto, mas revigorante pois marcado pela certeza de que tudo vinha do Senhor da Vida.
Uma semana depois nos despedimos. Voltamos pra casa com o coração cheio de fé, esperança e amor! Voltamos com a alegria de quem se sabe amado por Deus e por isso, com a certeza de que vale a pena sair do mundinho onde nos acomodamos para olhar mais além e assim, ver Deus mais de perto, pois Ele nos espera lá onde nós menos esperamos. Coração agradecido e fé robustecida: em Deus e na juventude, pois mais uma vez se confirma aquela nossa convicção de que é nos jovens que nosso Senhor marca um encontro conosco!
No Paraná e em Santa Catarina, na semana passada, irmã Cristina, irmã Maristela, irmã Isabelle e irmã Denize também fizeram uma linda experiência da qual também podemos conhecer os relatos. Vale a pena!
Com o meu, vai o abraço de cada jovem que muitas vezes ao longo daqueles dias manifestava a nós a gratidão pelo carisma salesiano. Profundamente grata pela oração de cada irmã que acompanhou a Animação Missionária Juvenil em sua comunidade, pois as sentimos muito próximas!

Ir. Cassiana Ferreira - pela Equipe de Animação Missionária Inspetorial

Nessun commento:

Posta un commento